Anderson Souza's Blog: Bento XVI

Anderson Souza's Blog Feed

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bento XVI

Hoje foi é o último dia de Bento XVI (Joseph Ratzinger), como Papa, tido como o represente do Senhor na Terra, mais será?

A igreja vem a séculos e mais séculos marcadas por escândalos, com conivência ou não do alto escalão, história de Papa com o nazismo e fora como se deu a própria popularização do catolicismo, atrás da lamina afiada d'uma espada e imposição de um imperador, mais precisamente, Constantino.

Bento XVI, com a renuncia pode ter demonstrado uma fraqueza, mais não física e sim administrativa, não conseguindo lhe dar com os problemas costumeiros e vícios seculares da instituição e preferiu pedir para sair.

Isso, em mim, marca um tempo sem esperança, sem a menor chance de mudanças na igreja, no que diz respeito a punições a suas malezas e desmanados.

E talvez, o mesmo sentimento do Papa Emérito, que durante muitos dos seus discursos parecia dar uma indireta nos seus subordinados e no futuro Papa.

Soube usar muito bem seu alto grau de instrução, intelecto, como ficará marcado também seu "reinado".

Ele foi o Papa, menos simpático (só vi o anterior Paulo VI, rsrsrs), talvez esse fardo de substituir um dos Papas mais populares de todos os tempos tenha pesado nos ombros dele, tanto no tratar com os fieis, que diminuem a cada dia, como no trato público e nos discursos, que por sinal seu ponto forte, sempre corajoso e sem papas na língua.

Deixou bem claro o que pensa, pensava sobre vários assuntos, mesmo não sendo tão rígido no seu papado como muitos pensavam, ou não deixaram ele o ser, vai saber, só o tempo dirá.

Mais de qualquer forma o próximo Papa terá um missão mais difícil ainda, receber no colo os escândalos sabidos de todos e ainda ter que contorná-los e tentar evitar que novos aconteçam.

A igreja Católica Romana, nasceu aproveitando-se de uma crise, durante as batalhas de Constantino, até então pagão, contra seu "irmão" mulçumano, e nunca dela saiu até os dias de hoje e também não quis e nem esforçou-se para reverter tal fato. 

Esperemos, se a confiança de muitos em possíveis mudanças na igreja, se confirmarão e se finalmente começará por uma eleição de um Papa fora do velho continente europeu, o que já passou da hora, e ainda lindo seria um Papa negro, vindo da África, seria um ponta pé inicial.


Nenhum comentário: